Exercícios de Teoria Musical, com gabarito.


Exercícios de Teoria Musical, com gabarito.


1. (FEPESE/IÇARA) A extensão entre a nota mais grave e a mais aguda que uma pessoa pode alcançar quando canta, é conhecida como:
a. ( ) Estilo.
b. ( X ) Tessitura.
c. ( ) Harmonia.
d. ( ) Frequência.
e. ( ) Ressonância.


2. (FEPESE/IÇARA)O elemento estrutural da música que permite distinguir a voz das pessoas e o som dos instrumentos, mesmo que estejam produzindo a mesma nota com a mesma altura e a mesma intensidade, é denominado:
a. ( X ) Timbre.
b. ( ) Duração.
c. ( ) Densidade.
d. ( ) Forma.
e. ( ) Ritmo.

3. (FEPESE/IÇARA)Na organização de diferentes arranjos musicais para o ensino e a execução, o ato de reescrever uma peça feita para numerosos instrumentos, de modo que possa ser tocada por um só instrumento ou por um conjunto de câmara, pode ser definido como:
a. ( ) Releitura.
b. ( ) Transcrição.
c. ( ) Orquestração.
d. ( ) Modulação.
e. ( X ) Redução.

4. (FEPESE/IÇARA)A mistura composta de sons distintos, cuja diferença de frequência é predominantemente menor que os sons mais graves, ainda audíveis, pode ser mais bem definida como:
a. ( ) Som.
b. ( X ) Ruído.
c. ( ) Barulho.
d. ( ) Acordes.
e. ( ) Bloco sonoro.

24. (FEPESE/IÇARA)Conforme os estudos contemporâneos o desenvolvimento da educação musical acontece através de:
a. ( ) Leitura, Escrita musical, Improvisação.
b. ( ) Audição, Repetição e Transcrição sonora.
c. ( X ) Percepção, Criação e Execução de elementos sonoros.
d. ( ) Transcrição, Improvisação e Execução coletiva.
e. ( ) Pesquisa sonora, Análise descritiva e Criação estética.

5. (FEPESE/IÇARA)A partitura pode ser descrita como:
a. ( ) Marcação do compasso da música durante a sua execução.
b. ( ) Conjunto das relações de valores de duração da estrutura musical.
c. ( ) Valores de duração subjugada ou não, a uma ordem métrica.
d. ( X ) Escrita em papel das partes vocais e instrumentais de uma composição.
e. ( ) Criação da música no momento em que a estão tocando ou cantando.

6 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.
1. Semitom.
2. Sustenido.
3. Bequadro.
4. Trítono.
( ) Divide a oitava musical ao meio.
( ) É a menor distância entre duas notas.
( ) Eleva meio tom para o agudo.
( ) Anula efeitos de sustenido e bemol.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 2 – 1 – 3 – 4.
b) 1 – 4 – 2 – 3.
c) 4 – 1 – 3 – 2.
d) 2 – 4 – 3 – 1.
►e) 4 – 1 – 2 – 3.

Com base na figura a seguir e nos conhecimentos sobre harmonia, ritmo, métrica e leitura em clave de sol e fá, responda


7 - Identifique as alternativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) 1 mínima = 4 colcheias; 1 mínima = 4 fusas + 1 semínima pontuada.
( ) O compasso binário composto 6/8 possui 2 pulsações principais com subdivisões binárias.
( ) A quiáltera permite subdivisões (de um pulso) diferentes da subdivisão binária.
( ) No exemplo acima, temos respectivamente: compassos composto binário e quaternário, compasso composto ternário.
( ) 6/8 é um compasso binário composto, assim como 2/4 é um compasso binário simples.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – V – F.
b) F – V – F – V – F.
c) V – F – V – V – F.
d) F – V – V – F – V.
►e) V – F – V – F – V.


8. (IBADE)Observe os intervalos abaixo. A alternativa correta é:
x(A) a terça maior é formada por 2 tons.
(B) a quinta justa é formada por 4 tons.
(C) a oitava é formada por 7 tons.
(D) a quarta justa é formada por 3 tons e meio.
(E) a quinta aumentada é formada por 7 tons.

9. (IBADE) A tonalidade de Lá Maior e seu homônimo têm
armaduras com, respectivamente:
(A) 3 sustenidos e 3 sustenidos.
(B) 2 sustenidos e 3 sustenidos.
(C) 1 sustenido e nenhum sustenido.
x(D) 3 sustenidos e nenhum sustenido.
(E) 2 sustenidos e 1 sustenido.

10. (IBADE) Um acorde maior é formado por:
(A) tônica, terça menor e quinta justa.
(B) tônica, terça maior e quinta diminuta.
(C) tônica, terça aumentada e quinta aumentada.
(D) tônica, terça maior e quinta maior.
x(E) tônica, terça maior e quinta justa.




Por Blog Simbolo da Música



Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Símbolo da Música visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar